A Prescrição Eletrônica Nacional já está sendo utilizada em todo o estado do Rio de Janeiro. A operação é muito simples. No primeiro acesso, podem surgir algumas dúvidas, por isso o CREMERJ resumiu tudo o que se precisa saber para começar a utilizá-la agora mesmo.
Passo a passo para médicos que já possuem certificado digital
• Passo 1: acesse a Prescrição Eletrônica Nacional em https://portal.cremerj.org.br/
• Passo 2: utilize o mesmo login e senha que costuma utilizar para acessar o CRM Virtual. Caso nunca tenha acessado o CRM Virtual, realize um novo cadastro na plataforma de prescrição .
• Passo 3: para operar a plataforma será necessário um certificado digital. Além do VIDAAS, também são aceitos os seguintes certificados ICP-Brasil: token físico, BIRDID, VAULTID, SAFEID, REMOTEID, NEOID, DSCLOUD e SYN.
• Passo 4: pronto! Todos os recursos da plataforma já estarão disponíveis. Se surgirem dúvidas, assista aos tutoriais em https://prescricaoeletronica.cfm.org.br/#tutoriais
Passo a passo para médicos que não possuem o certificado digital
• Passo 1: antes de utilizar a Prescrição Eletrônica Nacional, obtenha um certificado digital, que pode ser o VIDAAS ou qualquer outro ICP-Brasil. A medida reforça a segurança e evita fraudes.
• Passo 2: para facilitar o processo, o CFM disponibiliza gratuitamente o VIDAAS para os médicos. Antes de solicitá-lo, os interessados deverão verificar se cumprem todos os pré-requisitos:
– Estar regularmente inscrito no CREMERJ e adimplente;
– Possuir CIM – Cédula de Identidade Médica em policarbonato com a data de emissão posterior a 01/08/2017;
– Não ter recebido certificado gratuito anteriormente dentro da vigência de doze meses;
– Possuir dados biométricos compatíveis para a emissão de certificado digital ICP-Brasil.
• Passo 3: caso cumpra todos os pré-requisitos, acesse o CRM Virtual pelo site do CREMERJ (https://portal.cremerj.org.br/) e faça a solicitação do certificado gratuito. O prazo para entrega é de até 5 dias úteis.
• Passo 4: após a validação do e-mail encaminhado pelo CFM, baixe o aplicativo VIDAAS no seu celular e siga todas as etapas para ativação da credencial.
• Passo 5: caso ainda não possua a CIM em policarbonato emitida após 01/08/2017, antes de pedir o certificado gratuito, compareça à sede ou a uma representação do CREMERJ para atualizar os dados biográficos, biométricos e solicitar a CIM. O prazo para esse serviço é de até 5 dias úteis. Após a obtenção da CIM, caso cumpra os demais pré-requisitos, peça o certificado gratuito.
• Passo 6: já em posse de qualquer um dos certificados digitais ICP-Brasil, acesse a Prescrição Eletrônica Nacional e comece a utilizar todos os recursos da plataforma.