A Câmara Técnica de Pediatria do CREMERJ promoveu, em parceria com a Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro (Soperj), o “XXVI Curso de Educação Médica Continuada em Pediatria CAP”. O evento, que aconteceu nesse sábado, 29 de março, de forma on-line, teve transmissão ao vivo pelo canal do Conselho no YouTube.
A abertura do evento foi conduzida pela coordenadora do Curso de Atualização em Pediatria (CAP) da Soperj, Déborah Aragão. Em seguida, a presidente do Departamento de Neurologia da Soperj, Andréia Moreira, apresentou a palestra “Transtorno do Espectro Autista: vivemos uma epidemia?”.
Na sequência, a oncologista Rosanna Vilardo Mannarino, membro do Departamento de Doenças do Aparelho Respiratório da Soperj, falou sobre o uso de cigarro eletrônico em crianças e adolescentes. Ela destacou que a experimentação pode causar dependência da nicotina em menores de idade, além da constante associação desses dispositivos a lesões pulmonares.
Encerrando as apresentações, o coordenador da Regional Serrana da Soperj, Felipe Moliterno, que também é membro do Departamento de Infectologia da entidade e professor assistente da Faculdade de Medicina de Petrópolis, deu ênfase às novidades referentes a formas de proteção do lactente contra o Vírus Sincicial Respiratório.
Após as palestras, Déborah Aragão, Rosanna Vilardo Mannarino e Felipe Moliterno comentaram alguns dos temas abordados no encontro.