A Câmara Técnica de Pediatria do CREMERJ promoveu, em parceria com a Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro (Soperj), o “XXVII Curso de Educação Médica Continuada em Pediatria”. O evento, que aconteceu nesse sábado, 26 de abril, de forma on-line, teve transmissão ao vivo pelo canal do Conselho no YouTube.
A abertura do evento foi conduzida pela coordenadora do Curso de Atualização em Pediatria (CAP) da Soperj, Déborah Aragão, e pela presidente da Regional Baixada Fluminense e Zona Oeste, Fernanda Guimarães, que é coordenadora adjunta das regionais da Soperj. Em seguida, a especialista em pediatria intensivista Daniella Mancino, que é médica da UTI pediátrica do Instituto Fernandes Figueira e do Hospital Estadual Dr. Ricardo Cruz, discutiu sobre a pneumologia necrosante.
Na sequência, a mestranda em saúde materno-infantil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e médica pediatra no Hospital Municipal Albert Schweitzer, Marianne Quintas, realizou a palestra ‘’Os desafios do diagnóstico da sífilis congênita e o papel do pediatra’’. Encerrando as apresentações, a pneumologista pediátrica e rotina da enfermaria pediátrica do Hospital Geral de Nova Iguaçu, Roberta Gonçalves, falou sobre o que é a bronquiolite e os dispositivos desta infecção.
Após as palestras, Déborah Aragão, Fernanda Guimarães, Daniella Mancino, Marianne Quintas e Roberta Gonçalves comentaram alguns dos temas abordados no encontro.