
O CREMERJ recebeu, na última sexta-feira, 30 de janeiro, representantes do Sindicato dos Médicos do Rio de Janeiro (Sinmed-RJ) para entrega de comunicado prévio de greve apresentado. Na ocasião, questionados pela presidência do CREMERJ, os representantes apresentaram relatos sobre as condições de trabalho e remuneração dos médicos que atuam na Atenção Primária à Saúde do município do Rio de Janeiro.
O encontro, solicitado pela entidade sindical, ocorreu na sede do Conselho, localizada em Botafogo, na Zona Sul da capital fluminense. Participaram da reunião o presidente do CREMERJ, Antônio Braga, o vice-presidente, Marcelo Peixoto, e a procuradora autárquica, Patrícia Marcal.
A presidência do CREMERJ reforçou o papel legal do Conselho na defesa das condições dignas de trabalho, da segurança do exercício profissional e da observância do Código de Ética Médica. Ao final, o Conselho recebeu as demandas apresentadas e informou que avaliará, dentro de suas competências legais, as providências cabíveis, inclusive no âmbito da fiscalização e de manifestação institucional em prol do exercício ético e seguro da medicina.
Diante disso, nesta segunda-feira, 2 de fevereiro, o CREMERJ enviou um ofício à Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, a fim de compreender a situação.
Para ler a íntegra do comunicado de greve emitido pelo Sinmed-RJ, clique aqui.