Foi com indignação e perplexidade que o CREMERJ recebeu a notícia de que o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, chamou médicos, enfermeiros e demais profissionais de saúde de “idiotas” em um post em suas redes sociais, ao tentar descredibilizar um movimento legítimo do grupo que atua diretamente na Atenção Primária do município.
No ato, os profissionais realizavam uma manifestação, em frente à prefeitura, nessa terça-feira, 10 de fevereiro, dando sequência a esse movimento, que teve início no ano passado — mas que, até o momento, não foi considerado pela pasta –, que reivindica melhores condições de trabalho, como segurança nas unidades, reajuste salarial, reabastecimento de medicamento e insumos, além de aprimoramento na infraestrutura dos estabelecimentos.
O CREMERJ reprova totalmente a atitude do secretário, que, numa tentativa de desqualificar o movimento, proferiu mensagens ofensivas contra médicos e demais profissionais de saúde. Ainda com relação à essa situação, o Conselho informa que tomará todas as medidas cabíveis e não aceitará que os médicos do Rio de Janeiro sejam ofendidos em nenhuma circunstância.
Assista ao vídeo do conselheiro do CREMERJ e do Conselho Federal de Medicina (CFM), Raphael Câmara, sobre o tema.