A Receita Digital do CREMERJ será descontinuada e ficará no ar somente até o dia 10 de julho. No dia 11, sexta-feira, os médicos já utilizarão exclusivamente a Prescrição Eletrônica Nacional, mudança que trará mais segurança, integração e praticidade para a rotina de todos.
Para usar a Prescrição Eletrônica Nacional, é preciso que os médicos usem seu certificado digital. Essa medida é importante para a autenticação dos dados e para reforçar a segurança das informações. Já os médicos que ainda não têm o certificado podem obtê-lo de forma gratuita.
Os médicos interessados devem fazer a solicitação na plataforma CRM Virtual.
Quem pode solicitar?
Profissionais médicos que cumprirem todos os requisitos abaixo.
– Médicos regularmente inscritos e adimplentes junto ao seu Conselho Regional;
– Possuir CIM – Cédula de Identidade Médica em policarbonato;
– Médicos que não tenham recebido certificado gratuito anteriormente dentro da vigência de doze meses;
– Possuir dados biométricos compatíveis para a emissão de certificado digital ICP-Brasil.
Certificado digital
Trata-se de um certificado digital, em nuvem, exclusivo para profissionais médicos, emitido pela Autoridade de Registro (AR-CFM), normatizado pela Resolução CFM 2296/2021, oferecido de forma inteiramente gratuita pelo Conselho Federal de Medicina, que permite a identificação eletrônica de pessoas. O mecanismo pode ser utilizado para a assinatura de documentos eletrônicos, com validade jurídica, como prescrições médicas, contratos, procurações, além de servir como meio seguro de identificação pessoal em sites com acesso restrito e usar deliberadamente a Prescrição Eletrônica Nacional.