Profimed é aprovado em primeiro turno pelo Senado Federal
Nesta quarta-feira, 3 de dezembro, o Projeto de Lei (PL) 2.294/2024, que instituiu o Profimed – Exame Nacional de Proficiência em Medicina –, foi aprovado em primeiro turno pelo Senado Federal. O PL estabelece que todos os alunos de medicina do país façam uma prova antes da obtenção do seu CRM. A medida foi aprovada pela Comissão de Assuntos Sociais do Senado, com placar favorável de 11 a 9. A discussão terá nova votação nos próximos dias.
A decisão em primeiro turno se trata de um avanço importante para a segurança da saúde da população e para o exercício da medicina no país, que atualmente vem sendo impactado com a abertura desenfreada de escolas médicas, o que, consequentemente, afeta a qualidade da assistência médica prestada aos brasileiros.
“Para essa decisão, o Conselho Federal de Medicina (CFM) intensificou sua atuação parlamentar e tivemos essa conquista. Essa é uma importante vitória da medicina, do CFM, do CREMERJ, dos médicos e, principalmente, da Saúde, porque, quando o Profimed for aprovado definitivamente, nós vamos saber que a população está sendo atendida por profissionais realmente capacitados”, declarou o conselheiro federal Raphael Câmara.
Sobre o Profimed
De acordo com o PL 2.294/2024, o Profimed torna compulsório que recém-formados em medicina realizem o exame de proficiência após a formatura para obter o registro profissional e exercer a atividade médica no país. A proposta prevê que o CFM faça a administração dessa avaliação.
